quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ATIVIDADE DO 3°ANO - COORDENADAS


01- Classifique as orações coordenadas dos seguintes períodos:
(2,5 cada)

a) Wisnik compõe melodias intricadas e homenageia a MPB.
b) Wisnik não gravou Jobim, nem musicou Bandeira.
c) Ele flerta com o Jazz, mas ignora a guitarra.
d) Não se desespere, pois eu volto.
e) O público está inquieto, é preciso, pois, cautela.
f) Ora compõe, ora interpreta.
g) Não desliga o som que eu já volto.
h) Crio música, portanto sou compositor.
i) Parafraseando Descartes: Canto, logo existo.
j) Nem era pop, nem era rock.

02- Classifique as orações coordenadas em sindéticas e assindéticas.
(1,5)
a) Faltei ao exame. Farei segunda chamada.
b) Nunca tínhamos estado lá, mas encontramos facilmente o lugar.
c) João não bebe nem desocupa o copo.
d) João não bebe. Não desocupa o copo.
e) Poupando o teu dinheiro poderás comprar um automóvel.
f) Esse vidro é blindado, às vezes entra gente armada...

03-(DESAFIO DE L.P) Assinale a opção em que a conjunção e está empregada com valor adversativo.
(2,0)
a) Deixou viúva e órfãos mudos.
b) Para diminuir a mortalidade e aumentar a produção proibi a aguardente.
c) Tenho visto criaturas que trabalham demais e não progridem.
d) iniciei a pomicultura e a avicultura.
e) Perdi dois caboclos e levei um tiro de emboscada.

04-(1,0)Chamando de;
  1. o período composto por coordenação sindética, e
  2. o período composto por coordenação assindética, assinale a alternativa correta.
a) Colhemos frutos, jogamos bola.(1)
b) Bem depressa chegou o trem; despedimo-nos sem demora,(1)
c) Os dois anos de serviço militar acabaram-se em 1855, e o escravo ficou livre, mas continuou no ofício.(1)
d) Dormi tarde, mas acordei cedo.(2)
e) Fui bem em Física, mas não acertei nada de Química.(2)

05-Classifique as orações coordenadas em destaque dos seguintes períodos:
(1,0)
a) Abriu a porta e disse adeus.
b) Alegra-te, que estou aqui.
c) Meus atiradores não fumam nem bebem.
d) Mudou o Natal ou mudei eu?

06- Classifique as coordenadas
a) Levantou-se, foi até a janela, tornou a sentar.
b) Recebeu a notícia e deu pulos de satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário