sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
NÍVEL / MODALIDADE: ENSINO MÉDIO SÉRIE: 3º ANO
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORES: ELENILCE / GRAÇA VIEIRA / LUCIVANDA / HENRIQUE JORGE

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 1°período
  • Conceber o ensino da gramática, entendendo-a como um instrumento indispensável no processo de produção e recepção de texto.

  • Produzir textos com coerência e coesão, considerando as condições e especificidades da produção da escrita, em função do projeto textual;


  • Estabelecer relações entre a leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos.
  • MATRIZ DE REFERÊNCIA: (Descritores1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12, 13,14,15,16,17,18)

Competências: (2,4,5,6,7,9)

CONTEÚDOS

  • LITERATURA
--O Modernismo em Portugal;


--O Pré- Modernismo no Brasil


  • GRAMÁTICA
--O Período Simples e o Período Composto por Coordenação;
--O período Composto por Subordinação e por Coordenação e Orações Subordinadas Substantivas.

  • PRODUÇÃO DE TEXTO
--O Texto Dissertativo-Argumentativo.

  • ENEM / SPAECE / SIMAR

    DETALHAMENTO DOS CONTEÚDOS
    • Lendo a imagem: A rua de entra na casa, de Umberto Boccioni; As revoluções artísticas; o fim da arte tradicional; O Modernismo em Portugal.
    • Lendo a imagem: O Pré- Modernismo; Literatura estrangeira: Anton Tchechov; Sátira e crítica social: a visão crítica do Pré-Modernismo.


    • O período composto por coordenação e subordinação; As orações subordinadas substantivas no contexto.
    • O período composto por coordenação e subordinação; As orações subordinadas substantivas no contexto.

    • Texto dissertativo; Estrutura do texto argumentativo; Recursos argumentativos; Trabalhando a coesão e os argumentos.
    SIMULADOS
     
    COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 2° período

  • Conceber o ensino da gramática, entendendo-a como um instrumento indispensável no processo de produção e recepção de texto.

  • Produzir textos com coerência e coesão, considerando as condições e especificidades da produção e utilizando recursos próprios da escrita, em função do projeto textual;
  • Identificar, em textos literários, o contexto sócio-histórico, político e cultural;
  • MATRIZ DE REFERÊNCIA: (Descritores1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12, 13,14,15,16,17,18
Competências (1,2,3,5,7,8,9)
 
CONTEÚDOS
 
  • LITERATURA

--A primeira Fase do Modernismo(1922-1930) : Prosa e Poesia;
--A Segunda Fase do Modernismo(1930-1945) :Prosa e Poesia.

  • GRAMÁTICA
--Orações Subordinadas Adjetivas
--Orações Subordinadas Adverbiais
  • PRODUÇÃO DE TEXTO
--O Texto Argumentativo

ENEM / SPAECE / SIMAR 

DETALHAMENTO DOS CONTEÚDOS
  • Lendo a imagem: Operários, de Tarsila do Amaral; grupos e tendências da 1° fase modernista; Principais autores da 1° fase modernista; Literatura estrangeira: Aldous Huxley e seu admirável mundo novo; Exposição e documentário sobre a Semana de 22.
  • Lendo a imagem: Criança morta, de Candido Portinari; A prosa na 2°fase do Modernismo(1930-1945); A poesia na 2° fase do Modernismo (1930-1945); Literatura estrangeira: George Orwell: o criador do Big Brother; Elaboração de antologia poética.

  • Orações subordinadas adjetivas; Orações subordinadas adjetivas no contexto; Orações subordinadas adverbiais; As orações subordinadas e coordenadas no contexto.

  • Argumentação e contra-argumentação; A subjetividade e a objetividade no texto argumentativo; Argumentações implícitas: pressuposto e subentendido.
  • SIMULADOS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 3° período
  • Utilizar recursos lingüísticos e próprios da escrita, concebidos pelo ensino da gramática, para produção de textos coesos e coerentes, considerando o conhecimento da mesma como condição básica para uma boa produção textual.

  • Reconhecer nas estruturas gramaticais peculiaridades e respectivas funções que lhes são atribuídas de significado para o produto textual;
  • MATRIZ DE REFERÊNCIA: (Descritores1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12, 13,14,15,16,17,18
Competências (1,2,5,7,8,9)




 
CONTEÚDOS
  • LITERATURA
--A Prosa Brasileira depois de 1945.



  • GRAMÁTICA
--Pontuação;
--A Concordância.

  • PRODUÇÃO DE TEXTO
--Gêneros Textuais : Carta Aberta e Manifesto

ENEM / SPAECE / SIMAR
 
DESTALHAMENTO DOS CONTEÚDOS
  • Lendo a imagem : Aves da noite, e Edward Hopper; A prosa brasileira depois de 1945; Literatura estrangeira: Ray Bradbury: mestre da ficção científica; Crônica e música popular.

  • Vírgula, Ponto e vírgula,Dois-pontos;Reticencias; Ponto de interrogação; Ponto de exclamação; Ponto final; aspas; parenteses; Travessão; Pontuação no contexto; Concordância nominal; Concordância verbal; A concordância no contexto.



  • Gênero textual: carta aberta; Gênero textual: manifesto; Produção de textos.
  • SIMULADO
 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 4° período
  • Utilizar recursos linguísticos e próprios da escrita, concebidos pelo ensino da gramática, para produção de textos coesos e coerentes, considerando o conhecimento da mesma como condição básica para uma boa produção textual

  • Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
  • Identificar, na leitura de um texto literário, as implicações no tratamento temático e no estilo consequentes do contexto histórico e recepção de texto;
  • MATRIZ DE REFERÊNCIA: (Descritores1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12, 13,14,15,16,17,18
  • Competências (1,2,5,7,8,9)
Competências (1,2,3,4,5,6,7,8 e 9)


 
CONTEÚDOS
  • LITERATURA
--A Poesia e o Teatro depois de 1945;
--A Literatura Africana em Língua Portuguesa.

  • GRAMÁTICA
--A Regência;
--A Crase;
--A Ordemm dos Termos nos Enunciados Linguísticos : Colocação.


  • PRODUÇÃO DE TEXTO
--Gênero Textual: Crítica de Filme e Abaixo-Assinado.

ENEM / SPAECE / SIMAR

DESTALHAMENTO DOS CONTEÚDOS
  • Lendo a imagem: Poema concreto Velocidade, de Ronaldo Azeredo; Novos caminhos da poesia; O teatro a partir de 1945; Literatura estrangeira: Henrik Ibsen: Casa de Bonecas; Leitura dramatizada.
  • LITERATURA AFRICANA: Grupo de capoeoristas da Bahia, 1933; A literatura africana de língua portuguesa; História e Literatura : escritores africanos de língua portuguesa.

  • A regência; Crase; A regência no contexto; Colocação dos termos na oração; Colocação dos pronomes pessoais átonos.
  • Gênero textual: crítica de filme; Gênero textual: Abaixo-assinado; Produção de textos ; Gênero textual: texto de divulga ção científica; Gênero textual: seminário; Oficina de projeto.
SIMULADOS
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário